Circuito Pedagógico: criatividade e superação das dificuldades dos alunos

Diretora, pedagogos e professores da EMEF “Professor Ethevaldo Damazio”, de Santa Teresa, estiveram na Sessão Ordinária do dia 11 de setembro para explicar sobre o projeto “Circuito Pedagógico”, que está sendo realizado desde o dia 13 de julho para os estudantes do 3° ano do ensino fundamental da escola.

O “Circuito Pedagógico” tem como objetivo possibilitar aos estudantes condições para a superação das dificuldades de aprendizagem, melhorar sua autoestima e garantir o pleno direito à alfabetização.

“Estamos vivenciando um período difícil em nossa educação. Faz-se necessário, com urgência, pensarmos em melhorias e arranjarmos propostas para que tenhamos um bom resultado, um bom desempenho no nosso país”, disse na tribuna da Câmara Municipal a pedagoga e coordenadora do projeto Cleise Maria Furlani Maciel.

Ela lembrou que a Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece a obrigatoriedade de “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do Ensino Fundamental” e que o Ciclo de Alfabetização deve ser marcado por uma ação progressiva que prepara uma estrutura sólida para novos aprendizados ao longo da vida.

O Circuito tem um caráter lúdico e são 7 níveis de aprendizagem para os 185 alunos do 3° ano. Para isso, são disponibilizadas quatro aulas semanais distribuídas em dois dias e duas aulas por dia. “As crianças estão participando ativamente e tem melhorado a qualidade de leitura e escrita deles. O projeto estimula a criatividade sem perder o foco principal, que é a aprendizagem”, disse a pedagoga.

Toda a equipe gestora da escola tem participado do planejamento das atividades. Além da coordenadora, estão envolvidos no projeto a diretora Edlangela Erler e os professores (as) Brunela De Angeli Venturim Pomarolli, Cleudiomar Maria Braz Severino, Diana Aparecida Silvino Machado, Jéssica Brandt Storck Madalon. Leticia de Araujo Loss Coffler, Marcilene Sotele dos Santos e Rorgem Zanetti.

Data de Publicação: quarta-feira, 12 de setembro de 2018