Rua do Lazer vai ter rede de energia subterrânea

Valorizar o patrimônio histórico e cultural do Espírito Santo e incrementar o turismo no município que é o berço da colonização italiana no Brasil. Esses são os objetivos do projeto de revitalização da Rua do Lazer de Santa Teresa, que começaram a ser colocados em prática na tarde desta terça-feira (25), quando o governador Paulo Hartung e o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Marcelo de Oliveira, celebraram contrato entre o Governo do Estado e a empresa EDP para execução das obras para passagem subterrânea da fiação aérea da via.

A obra vai contar com um investimento de R$ 1.745.081,07 e o prazo previsto de execução é de 12 meses, durante os quais a rede de distribuição de energia, telefonia, televisão e internet da via será reorganizada embaixo do calçamento, liberando totalmente a visão dos cerca de 70 imóveis da Rua do Lazer, muitos deles charmosos casarios da época da imigração.  O projeto é pioneiro no Estado.

Estiveram presentes na solenidade os prefeitos Gilson Amaro, de Santa Teresa; Vavá Coutinho, de Santa Leopoldina; e Pretinho, de Fundão; sete vereadores da Câmara de Santa Teresa, autoridades, servidores e população.

A rua, que aos finais de semana e feriados é fechada para a passagem de veículos, é uma das maiores atrações turísticas da cidade, concentrando mais de 20 bares e restaurantes. Além dos benefícios para o turismo, a mudança na fiação vai melhorar a qualidade dos serviços, já que evitará interrupções no fornecimento causadas por fatores externos, como chuva, ventos fortes ou quedas de árvores. Outro ganho é o aumento da segurança, ao evitar acidentes com a rede elétrica.

Na solenidade, o governador Paulo Hartung afirmou que a ação é importante para melhorar a qualidade de vida dos moradores e fortalecer a região como polo importante de turismo no Estado. “As cidades desenvolvidas no mundo conseguiram retirar a fiação dos centros urbanos. Isso traz uma beleza extraordinária e faz um resgate histórico. Vamos testar uma ação que seguramente será levada para outros municípios. Aqui vamos aprender juntos e isso tem um aspecto positivo para todo o Espírito Santo. Teremos um transtorno momentâneo durante as obras, porém com benefícios garantidos após a conclusão”, destacou.

"Hoje, aqui em Santa Teresa, estamos dando um passo muito importante. É o primeiro modelo do Espírito Santo, onde essa Rua de Lazer, tão frequentada – não só por moradores, mas por capixabas e pessoas de todo o Brasil – vai poder receber a primeira rede de energia elétrica subterrânea, mostrando a beleza que essas casas e a região já têm", destacou o secretário Marcelo de Oliveira.

Para comerciantes e moradores, a obra vem em boa hora. “Vai ser um marco para a cidade. A Rua de Lazer já tem seu charme, devido ao estilo único das construções, e vai ganhar ainda mais destaque”, disse o comerciante Thiago Roldi, dono do Bar Elite, o mais antigo do local, em funcionamento há 91 anos.

Já a vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas da cidade, Graziela Coser Tessarolo, ressaltou a importância das calçadas acessíveis, previstas também no projeto de revitalização da via. “Somos uma cidade turística, então, um projeto como esse é muito bem-vindo. Vai ficar lindo”, destacou.

Revitalização

O contrato com a EDP está previsto no Termo de Cooperação firmado entre o Estado e a Prefeitura de Santa Teresa para revitalização da Rua de Lazer.  Além do enterramento dos fios aéreos, a via, que tem uma extensão de 500 metros, vai receber nova iluminação, paisagismo e calçadas acessíveis. Estas obras de reurbanização serão realizadas pelo município, e devem acontecer em paralelo à retirada dos fios, que será feita pela EDP.

O engenheiro responsável pela obra, Pedro Jayme Junior, estima que o investimento do município fique em torno de R$ 500 mil. A ideia da prefeitura é acabar com o desnível entre calçada e rua, facilitando a acessibilidade. Além disso, a obra será realizada em etapas, para não prejudicar o trânsito e o comércio local.

Data de Publicação: terça-feira, 25 de setembro de 2018