Congresso nacional de poetas trovadores será realizado na Câmara de Santa Teresa

Santa Teresa recebe de 15 a 18 de novembro o XV Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores que reunirá poetas, artistas e trovadores de diversas cidades brasileiras com a realização de oficinas literárias, palestras culturais, varal de poesias, recital poético, serenata pelas ruas cidade e um desfile no sábado pela manhã, denominado de troveata. Também será prestada uma homenagem a pintora Celina Rodrigues, nascida em Santa Teresa, que completaria cem anos em 2018 (dia 07 de fevereiro).

O evento contará ainda com concursos relâmpagos de trovas, lançamento de mais de 20 livros de autores capixabas e brasileiros e apresentações de dança sênior para a terceira idade e show do cantor e compositor Carlos Bona que estará lançando o CD “Poemas Musicados” feito em parceria com poetas da Academia de Letras de Vila Velha e convidados.

O evento é gratuito e aberto a participação popular, sendo que o interessado só preenche a ficha de inscrição na hora, caso tenha interesse em receber um certificado de participação com carga horária de 32 horas.

Trovadores

Trovador é uma palavra derivada do latim, de "trobaire" (poeta), do verbo trobar (inventar, achar), sendo que a trova possui um poema de quatro versos (em poesia cada linha se chama verso) setessilábicos (sete sílabas poéticas) com rima e sentido completo.

Segundo o Presidente da Academia de Poetas Trovadores, Clério José Borges, “o Trovismo é um movimento cultural em torno da Trova no Brasil, surgido a partir de 1950. A palavra foi criada pelo poeta e político falecido J. G. de Araújo Jorge e depois ratificada pelo escritor Eno Teodoro Wanke que publica em 1978 o livro "O Trovismo", onde conta a história do movimento de 1950 em diante. Em 1980, com a criação do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC no Espírito Santo surge o Neotrovismo, que é a renovação do movimento em torno da Trova no Brasil”, explicou.

O Congresso é uma realização da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores - antigo Clube dos Trovadores - e conta com o apoio da Academia de Letras e Artes de Santa Teresa, da Prefeitura Municipal e da Câmara de Santa Teresa.

Celina Rodrigues centenária

Durante o XV Congresso Brasileiro de Poetas e Trovadores acontece também  homenagem ao centenário de Celina Rodrigues, pintora teresense de um estilo inconfundível e que eternizou com grande sensibilidade as paisagens únicas do Vale do Canaã em Santa Teresa. Celina ficou conhecida como “A pintora do Vale”.

Para essa homenagem, o produtor cultural Rogerio Dalmonch (foto) - que já vem reunindo informações sobre Celina desde 1991 - tem feito um projeto de resgate de memória, vida e obra da artista. A convite dos realizadores do Congresso, o produtor organizou uma série de pequenos eventos que irão acontecer na abertura oficial do congresso.

EVENTO

XV Congresso Brasileiro de Poetas e Trovadores

15 a 18 de novembro de 2018

Câmara Municipal de Santa Teresa