Na próxima sexta (22), Santa Teresa completa 128 anos de emancipação política

Para comemorar essa data será realizado na Câmara Municipal uma solenidade que inclui apresentações da banda, do coral e do grupo de danças do Circolo Trentino. Na ocasião terá ainda um bolo em comemoração aos 128 anos. O evento acontece na sexta (22), no auditório da Câmara, a partir das 19 horas.

No dia 22 de fevereiro de 1891 Santa Teresa se desvinculou da jurisdição de Santa Leopoldina, tornando-se, assim, uma intendência municipal de nome “Villa de Santa Thereza”. Assim, nessa data, se comemora a emancipação política do município, que completa 128 anos.

A solenidade presta homenagens também ao Dia Nacional do Imigrante Italiano (21). A escolha dessa data é uma homenagem à expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, em 1874. Este evento ficou marcado como o início do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil.

A Lei Federal 11.687, de 2 de junho de 2008, que instituiu 21 de fevereiro como Dia do Imigrante Italiano é de autoria do ex-senador Gerson Camata, assassinado em dezembro do ano passado.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal com apoio da Câmara de Santa Teresa e do Circolo Trentino.

Data de Publicação: quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019