PDM: oficinas temáticas estão sendo realizadas as quartas-feiras em Santa Teresa

O Plano Diretor Municipal (PDM) é um documento que define a política territorial do município, abrangendo os interesses individuais e coletivos dos cidadãos teresenses e que está sendo revisado por uma equipe técnica da Prefeitura de Santa Teresa com a participação da sociedade.

Desde 2012 o Plano não passa por revisão e, para isso, de 8 de maio à 27 de junho (sempre às quartas-feiras), estão sendo realizadas oficinas temáticas no Pólo UAB de Santa Teresa, com o intuito de discutir sobre vários temas como mobilidade urbana, meio ambiente e ocupação do solo.

Nesta quarta (15) a temática foi sobre o meio ambiente e contou com a participação de vários setores da sociedade teresense. Havia representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal, do Instituto Nacional da Mata Atlântica, da Associação de Moradores do Centro (Amacest) e de empresários, advogados, arquitetos, gestores e servidores públicos.

A palestra proferida por uma equipe técnica multidisciplinar da Prefeitura abordou temas sobre o Código Florestal, margens para construções perto de rios, preservação, entre outros quesitos.

“É importante a participação da população para que possamos dar andamento a revisão do PDM. É um instrumento importante para a cidade. Pode-se definir sobre construções, sobre adensamento, sobre iluminação pública, uso e ocupação do solo, entre outros. Quanto mais pessoas participarem e derem sua contribuição para essa revisão, mais perto vai chegar da vontade de todos”, explicou a arquiteta urbanista da Prefeitura, Priscila Pizziolo da Motta.

As próximas oficinas acontecem nos dias 22 de maio (uso e ocupação do solo); dia 5 de junho (discussões sobre novos núcleos); dia 19 (mobilidade urbana); e 27 de junho (atividades do comércio). A partir de julho serão realizadas audiências públicas para apresentar as propostas da revisão nos distritos do município.

Os vereadores Prof. Giovane Prando e Gregorio Venturim e a chefe de gabinete Josiana Novelli participaram da oficina sobre meio ambiente.

Data de Publicação: quinta-feira, 16 de maio de 2019