Câmara de Santa Teresa recebe programa para capacitação de vereadores nesta sexta (4)

Nesta sexta-feira (4), a partir das 9h, será realizado o primeiro programa Capacitar para Legislar, no auditório da Câmara Municipal de Santa Teresa. O projeto visa estimular soluções educacionais para atender às necessidades de capacitação dos vereadores das 10 microrregiões do Espírito Santo.

Essa é a aula inaugural e engloba a Microrregião Central Serrana com a participação dos vereadores de Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Itarana e Itaguaçu. Será ofertado um conjunto de soluções educacionais de diferentes áreas do conhecimento. Essas soluções, que são traduzidas em forma de cursos, oficinas e workshops, serão customizadas de acordo com a demanda de cada região.

Além de estimular a reciclagem, a ideia é oferecer aulas com conteúdo específico das microrregiões, como potencialidades e arranjos produtivos locais, entre outros, contribuindo com o trabalho do parlamentar. O objetivo é mostrar aos vereadores e aos servidores das Câmaras o tamanho do território em que estão inseridos, para que possam somar esforços ao desenvolvimento regional.

No dia 6 de setembro o Governo do Estado e a Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves) anunciaram parceria visando à capacitação dos edis, de forma gratuita. As aulas do projeto Capacitar para Legislar serão presenciais, nas 10 microrregiões do Estado, e também na modalidade de Educação a Distância (EAD).

O governador do Estado, Renato Casagrande, ressaltou a importância da capacitação para os vereadores.

“A sociedade está cada vez mais exigente em relação aos políticos. A capacitação é fundamental para entender os trâmites, as potencialidades de cada região e a forma de utilização do dinheiro público. Essa parceria trará inúmeros benefícios aos vereadores que buscam legislar com responsabilidade e de forma produtiva para a sociedade que lhe confiou o voto”, apontou.

As aulas serão ministradas pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). Também fazem parte da iniciativa: o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), que irão fomentar o programa com dados e indicadores das microrregiões; além da Secretaria da Casa Civil (SCV) e a Câmara de Santa Teresa, responsáveis pelo relacionamento político com os vereadores. A Esesp preparou o programa de qualificação em parceria com a Ascamves, o Instituto Jones dos Santos Neves e a Sedes.

Data de Publicação: quinta-feira, 03 de outubro de 2019