Lacre das latas de alumínio podem se reverter em cadeira de rodas

Você sabia que uma certa quantidade dos lacres retirados das latinhas de alumínio podem se “transformar” em cadeiras de rodas?

Essa história que se tornou uma “lenda urbana” é bem real e é realizada por empresas comprometidas com a sustentabilidade e a correta destinação dos resíduos descartados.

Em Santa Teresa, há 3 anos, foi iniciada a campanha “Lacre Que Move” para arrecadar fundos para pessoas e entidades que necessitam dessas cadeiras no município. De acordo com a idealizadora da campanha, Pollyana Hoffman, a ideia surgiu na discussão sobre o lixo reciclável e de projetos já existentes sobre a troca de lacres por cadeiras.

“Existem vários desses projetos pelo país, mas cada Estado ou município reverte a causa para sua localidade. Nos intrigou o fato de pessoas que ajudavam com grande quantidade de lacres, que era revertida em cadeiras de rodas, e depois era doada a pessoas ou instituições. Resolvemos então fazer aqui na Região. A ação foi fortalecida em reuniões familiares sendo apoiada por todos e os mais próximos foram disseminando a ideia”, explicou.

São necessárias 140 garrafas pet de 2 litros cheias de lacres de alumínio para a troca de uma cadeira de rodas. “Recebemos doações de inúmeras pessoas e de cidades circunvizinhas a Santa Teresa e durante 3 anos arrecadamos as 140 garrafas pets de 2 litros”, disse Pollyana.

Em agosto deste ano a Associação Pestalozzi de Santa Teresa entrou na parceria dentro de seu projeto “Pestalozzi Cidadã 2019”. Os usuários da Pestalozzi distribuíram garrafas pets de 2 litros nas escolas e comércios da cidade e o resultado foi a arrecadação de 404 garrafas pets cheias totalizando 261,5 kg de lacres, revertendo em 3 cadeiras de rodas.

Os lacres foram vendidos a uma empresa de material reciclado de Santa Teresa e - com o dinheiro - as cadeiras foram compradas em Vitória. Uma dessas cadeiras foi doada para o Hospital Madre Regina Protmann, outra para o Núcleo de Atendimento ao Portador de Deficiência (NAPD) da Secretaria Municipal de Saúde e a terceira para um aluno da escola de Caldeirão (comunidade do município).

O projeto contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação, Escola Estadual José Pinto Coelho e de pessoas e entidades dos municípios de Santa Maria de Jetibá, Aracruz, Afonso Cláudio e até de algumas cidades de Minas Gerais.

Nesta terça-feira (5) os organizadores da campanha “Lacre Que Move” estiveram na Sessão da Câmara e divulgaram a ideia. O vereador Delosmar Romagnha apresentou uma Moção de Congratulações.

Para doar os lacres entre em contato com a Pestalozzi: (27) 3259-2941

“Um pequeno lacre faz uma grande diferença na vida de muitas pessoas”

Foram arrecadados 404 pets de 2 litros de lacres revertendo em 3 cadeiras de rodas

Data de Publicação: quarta-feira, 06 de novembro de 2019