Ônibus do Hemoes estará dia 12 em Santa Teresa para doação de sangue

 

Na próxima terça-feira (12) a unidade móvel do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) estará em Santa Teresa, com intuito de aumentar o estoque de bolsas de sangue e conscientizar a população sobre a importância da doação. Também será realizado o cadastramento para doação de medula óssea.

Por meio de um coletivo interdisciplinar da área de ciências humanas da EEEFM José Pinto Coelho, a escola e a comunidade viram a necessidade de doação de sangue no município e entraram em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e o Hemocentro do ES, conseguindo trazer o ônibus.

A unidade móvel do Hemoes estará estacionada no pátio da Unidade de Saúde Vila Nova, a partir das 7h30min.

 

 Quem pode doar

 

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal. Vale lembrar que os doadores frequentes não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

O interessado em doar sangue deve apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue.

 

 

Data de Publicação: sexta-feira, 08 de novembro de 2019