Covid-19: Santa Teresa entra no mapa de alto risco

Santa Teresa e Marechal Floriano - da Região Serrana - e Piúma, no litoral Sul, são os três municípios que entraram no mapa de Risco Alto para o coronavírus no Espírito Santo. Os municípios de Alfredo Chaves e Afonso Cláudio, que também ficam nas montanhas do Estado, saíram dessa classificação, passando ao nível de Risco Moderado.

A decisão foi tomada pela Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública, que se reuniu ontem (29), por meio de videoconferência, para apresentar o novo Mapa de Risco, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (1º) até o domingo (07). A informação foi divulgada na tarde deste sábado pela assessoria do governo do Estado.

Na semana passada eram 11 municípios com a classificação mais alta em relação ao avanço do coronavírus. Agora são 12 municípios enquadrados no Risco Alto, 52 em Risco Moderado e 14 em Risco Baixo.

Marechal Floriano, Santa Teresa e Piúma fazem parte agora do grupo de Risco Alto e terão que adotar medidas mais restritivas à circulação de pessoas, assim como as cidades de Boa Esperança, Cariacica, Fundão, Marataízes, Presidente Kennedy, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

A Matriz de Risco, que está em sua terceira fase, leva em consideração como critérios de classificação o Coeficiente de Incidência de casos confirmados nos municípios, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), os índices de isolamento social e de letalidade da doença, além do percentual da população acima dos 60 anos – considerado como grupo de risco.

Até a noite de sábado (30), de acordo com o portal Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde, haviam 98 casos confirmados em Marechal Floriano, com uma morte. Logo em seguida está o município de Domingos Martins, com 95 casos, mas que está no mapa de Risco Moderado. Santa Teresa possui 86 casos de Covid-19, com três mortes, e Piúma com 76, sendo que uma pessoa morreu da doença.

Também na região de montanhas, Santa Maria de Jetibá (75 casos), Alfredo Chaves (69 casos) e Afonso Cláudio (68 casos), ganham destaque no número de pessoas infectadas no Espírito Santo.

CONFIRA AS MEDIDAS A SEREM IMPLEMENTADAS PELO ESTADO E PELOS MUNICÍPIOS, DE ACORDO COM A CLASSIFICAÇÃO DE RISCO:

RISCO ALTO (VERMELHA)

Medidas Sociais:

- Adoção de todas as medidas previstas para municípios dos grupos de Risco Leve e Moderado;
- Determinação de isolamento social com intervenção local e aplicação de sanção;
- Determinação às pessoas para uso de máscaras;
- Monitoramento casos suspeitos e infectados.

Medidas Comerciais:

- Funcionamento dos estabelecimentos considerados essenciais e de estabelecimentos autorizados por regras dispostas em decretos com medidas qualificadas, definidas em protocolos específicos;
- Aplicação de multa.

Limites Municipais:

- Barreiras sanitárias nos limites dos municípios com controle rigoroso, por meio de autoridades municipal e estadual com o apoio das Forças Armadas;
- Barreira sanitária nas rodoviárias.

RISCO MODERADO (AMARELO)

- Adoção de todas as medidas previstas para municípios do grupo de Risco Leve;
- Recomendação do isolamento social com intervenção local da autoridade pública;
- Recomendação das medidas de proteção (uso de máscara e ampliação das medidas de higiene);
- Abordagem às pessoas para recomendação;
- Monitoramento casos confirmados e suspeitos;

Medidas Comerciais:

- Funcionamento de todos os estabelecimentos com medidas qualificadas com obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes;
- Escalonamento de horários de funcionamento por, no mínimo, dois turnos em municípios acima de 70 mil habitantes, com organização a critério do Município;
- Lojas em galerias e centros comerciais devem funcionar em apenas um dos dois turnos previstos.

Limites Municipais:

- Orientação para controle de entrada no município com barreiras sanitárias, por meio de autoridade municipal;
- Barreira sanitária nas rodoviárias.

RISCO BAIXO (VERDE)

Medidas Sociais:

- Orientação/conscientização para isolamento social e distanciamento social (Disk Aglomeração);
- Orientação/conscientização para adoção de medidas de proteção (máscaras e higiene);
- Abordagem às pessoas para orientação;
- Comunicação social, por meio de rádio, carros de som e outros;
- Monitoramento de casos suspeitos e infectados;
- Instalação do Sistema de Comando de Operações e elaboração de plano de contingência;
- Municípios acima de 50 mil habitantes deverão instalar um centro de comando geral e um centro de comando em saúde;
- Recomendação para que as pessoas dos grupos de risco permaneçam em isolamento total.

Medidas Comerciais:

- Funcionamento de todos os estabelecimentos com medidas qualificadas: um cliente por dez metros quadrados, obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e observação do distanciamento social em filas;
- Funcionamento entre 10h e 17h nos municípios com menos de 70 mil habitantes;
- Galerias e centros comerciais devem funcionar com 50% da ocupação (uma pessoa por 14 metros quadrados).

Limites Municipais:

- Orientação para controle de entrada no município com barreiras sanitárias, por meio da autoridade municipal;

Fonte: Montanhas Capixabas

Data de Publicação: segunda-feira, 01 de junho de 2020