Rede Cuidar é inaugurada em Santa Teresa

A população capixaba passa a contar com mais uma unidade da Rede Cuidar, um modelo de atendimento integral à saúde que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas. No dia 5 de abril foi inaugurada a unidade de Santa Teresa e é a segunda da Rede Cuidar entregue pelo Governo do Estado.

Ao todo, a população de oito municípios (Santa Teresa, Fundão, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra e São Roque do Canaã) será beneficiada com a unidade. Isso representa um total de 146.552 pessoas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Rede Cuidar em Santa Teresa começa a funcionar nesta segunda-feira (09).

Mais de 400 pessoas prestigiaram a solenidade, que contou com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, dos oito prefeitos e secretários de saúde dos municípios atendidos na unidade; da equipe da secretaria de Estado da Saúde; entre outras autoridades.

Entre os benefícios para a população com a entrega desta unidade estão o atendimento mais próximo, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

O governador Paulo Hartung destacou que a inauguração da Rede Cuidar em mais uma região é fruto de ação coletiva do Estado e dos municípios de Santa Teresa e do entorno. Paulo Hartung destacou que a Rede Cuidar é um projeto inovador que auxilia na estruturação da contraprestação de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso aqui é um novo conceito. Na linguagem que gosto de usar, é sair do quadradinho. Com ações como esta, estamos colocando de pé a criatividade e a inovação no serviço público. É uma ação para estruturar o SUS”, destacou.

Representando os vereadores o presidente da Câmara de Santa Teresa, Bruno Araújo, destacou o empenho dos colegas para que essa inauguração acontecesse.

“Aprovamos projetos de créditos suplementares do executivo para que o orçamento das especialidades médicas ficassem em dia. Também convidamos autoridades da área de saúde para explanar sobre a Rede Cuidar na Câmara. Todos os vereadores estão de parabéns por ajudarem na construção desse serviço essencial para os teresenses e de municípios vizinhos”, disse.

Consultas e Exames

A unidade Cuidar em Santa Teresa começa o funcionamento na segunda-feira (9) com capacidade para ofertar 74.450 procedimentos ambulatoriais, entre consultas e exames especializados, por ano, podendo ampliar estes serviços conforme necessidade identificada.

Serão oferecidas na unidade seis linhas de cuidado: Mulher e da Criança de Risco, incluindo a propedêutica (etapas iniciais) de câncer de mama e de colo de útero; Hipertensão e Diabetes de alto e muito alto risco; Ortopedia; Oftalmologia; Dermatologia (câncer de pele); e Cardiologia (risco cirúrgico). Essas linhas de cuidado foram definidas após um estudo de necessidades de atendimentos na região.

Serão realizados exames de ultrassonografias, mamografias, eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma, Mapa, holter, fundoscopia, retinografia, laserterapia, doppler manual, radiológicos, ultrassonografias, tomografias, ceratometria, tonometria, retinografia, além de biópsias, exéreses, colposcopias e eletrocauterizações.

Presidente da Câmara foi elogiado pelo governador

Data de Publicação: sexta-feira, 06 de abril de 2018