Secretário de Assistência Social sobe a tribuna para falar sobre sua pasta

O Secretário de Assistência Social de Santa Teresa, Welder Zamprogno Ribeiro, subiu à tribuna da Câmara Municipal, no dia 3, para prestar contas da pasta que representa e apresentar o planejamento para 2018.

Em sua explanação o secretário explicou a função da Secretaria Municipal de Assistência Social que acompanha o que dispõe a Política Nacional de Assistência Social com três níveis de proteção: proteção básica, de média complexidade e de alta complexidade.

Welder explanou sobre as funções da secretaria e que, atualmente, aplica a Lei n° 13019 (para as parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação) fazendo parceria com a Associação Pestalozzi de Santa Teresa e, futuramente, fará parceria com a Esfa também, desenvolvendo dois projetos.

Disse ainda que a pasta mantém o Conselho Tutelar em funcionamento e que o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do município fez, somente ano passado, oficinas de pintura, maquiagem, massoterapia e manicure para mais de 400 pessoas, no sentido de qualificar os usuários.

“Hoje temos 2.363 pessoas cadastradas no CadÚnico e 742 pessoas recebem o Bolsa Família. No ano passado tinham mais de 900 pessoas recebendo o benefício, mas com as qualificações que estamos implantando esse número baixou. Isso quer dizer que as pessoas têm tido sua renda própria e não necessita receber o auxílio”, destacou.

No CRAS também tem o Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos, trabalhando com a terceira idade  e com os jovens. Um trabalho que, segundo o secretário, tem um diferencial em relação a outros municípios do Estado.

“Implantamos a hidroginástica. Temos também o Serviço de Orientação Sócio Esportivo (Sose) no Parque de Exposições e em Patrimônio (São João de Petrópolis) angariando cerca de 500 alunos. Projetos pioneiros no Espírito Santo. Lançamos ainda o Criança Feliz: nós vamos nas residências e identificamos se a criança ou a gestante estão matriculados na escola, se tem algum problema de saúde e encaminhamos para a secretaria responsável (educação, saúde,cultura, etc). Atendemos cerca de 100 indivíduos nesse programa de prevenção que é do Governo do Estado e somos referência entre os 78 municípios”, disse.

Welder falou ainda de outros programas e projetos e respondeu às perguntas dos vereadores presentes à sessão.

Data de Publicação: segunda-feira, 09 de abril de 2018