Alunos do Ifes de Santa Teresa estiveram na Sessão da Câmara nesta terça (8)

Alunos do curso de Agroindústria do Ifes de Santa Teresa estiveram na Sessão Ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (8) para acompanhar como funciona o legislativo. A visita faz parte de uma prática interdisciplinar oferecida no curso e vários dos 16 estudantes nunca haviam entrado na Casa de Leis.

“Neste último semestre do curso estudamos Cidadania e Participação Social. Por isso viemos à Câmara. Um espaço democrático onde eles analisam as políticas públicas, democracia participativa e representativa e movimentos sociais. Estudam também o conceito de cidadania e sua pluralidade interpretativa e política como manifestação história, cultural e social. Alguns desses estudantes nunca estiveram nesta Casa”, explicou o professor de Geografia, Tiago Dalapicola.

Na sessão desta terça eles acompanharam a prestação de contas do secretário municipal de Transportes, Cristiano Neves, a leitura das proposições feitas pelos vereadores e o aluno Leomar Alberto Stange subiu à tribuna para detalhar um pouco mais sobre a importância da agroindústria no município.

Curso de Agroindústria

Esse é o último semestre do Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio na Modalidade EJA oferecido no Ifes Campus Santa Teresa. Por isso, a partir do dia 10 de maio serão feitas novas inscrições. A diretora geral do Ifes de São João de Petrópolis (Barracão), Walkyria Barcelos Sperandio, disse que esse é um tipo de aprendizado importante para o estudante ingressar no mercado de trabalho.

“O curso tem muito a ver com os produtos que tem sido artesanalmente fabricados em Santa Teresa. Atualmente 72 agroindústrias e algumas associações funcionam no município, que tem tido um fluxo turístico que casa bem com o curso. A agricultura familiar também é uma importante atividade econômica e isso tem despertado o interesse do aluno. Por esse motivo o Ifes irá continuar oferecendo essa formação”, destacou a diretora.

A Galeria de Artesanato, por exemplo, concentra grande parte dos produtores da agroindústria artesanal do município. Existem fábricas de biscoitos caseiros doces e salgados, tortas, pães, e outros, um laticínio que fabrica e comercializa produtos derivados, cantinas que produzem licores, fermentados, vinhos (tintos, brancos e espumantes) e alambiques produtores de cachaças.

Para Walkyria o Proeja ofertado contribui com a qualificação para o trabalho no campo, com base nos princípios da sustentabilidade e foco agroecológico. “O aprimoramento técnico vai ao encontro das modernas normas sanitárias e de maior qualidade do produto industrializado, suprindo, também, a carência de profissionais capazes de apontar e operar técnicas específicas para gêneros alimentícios de origem animal e vegetal, bem como não alimentícios”, salientou.

No que se refere à arrecadação municipal, quanto aos índices de participação, ela aponta que a agricultura representa 54% e a silvicultura corresponde a 17% de toda economia do município. O curso tem 2 anos e meio de duração e contempla o ensino médio e o profissionalizante.

Inscrição para curso técnico em Agroindústria.

Requisitos de acesso ao Curso Proeja:

- possuir o Ensino Fundamental completo ou concluí-lo até a data da matrícula;

- ter idade mínima de 18 anos até a data da matrícula; e

- não ter concluído o Ensino Médio.

Período de inscrição: 10/05 a 30/05/2018 (Presencial)

Local de inscrição: Ifes Santa Teresa -  Rodovia ES-080, Km 93 – São João de Petrópolis.

Horário de Atendimento: 7h às 18h

NÃO SERÁ COBRADA TAXA DE INSCRIÇÃO e NÃO HÁ PROVA DE ADMISSÃO