Área para o tombamento do Sítio Histórico em Santa Teresa foi pré-definida nesta quarta (20)

Nesta quarta-feira (20) aconteceu reunião para conhecimento do processo de tombamento das edificações do centro histórico de Santa Teresa, na Casa da Cultura. A partir de agora, casas antigas ou novas, prédios e lojas na área deste Sítio Histórico não poderão mais receber mudanças na estrutura física dos imóveis sem aval do Estado. O Sítio Foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura.

Segundo o secretário de Turismo e Cultura do município, Luíz Marcelo Anacleto, o sítio histórico compreende um conjunto de imóveis da época da colonização italiana e que agora, com seu entorno, não poderá mais sofrer mudanças sem autorização do Código de Posturas e dos conselhos municipal e estadual de Cultura.

Convidada pelo Conselho de Cultura de Santa Teresa para explicar a área delimitada do Sitio, a arquiteta urbanista Viviane Lima Pimentel (foto), apresentou na reunião a área a ser preservada e disse que 20 prédios serão tombados.

“O Sítio deve compreender da Casa Lambert (bairro São Lourenço) passando pela Coronel Bonfim Junior (Rua do Lazer), pela Av. Getúlio Vargas até a Praça Augusto Ruschi (Centro) e envolvendo ainda o Museu Mello Leitão (Instituto Nacional da Mata Atlântica)”, avaliou.

“Tem cerca de 20 imóveis avaliados no entanto até mesmo os imóveis contemporâneos do sítio não poderão ser modificados sem a aprovação do Conselho, já que o imóvel está no entorno de área histórica. O que for realizado neste imóvel pode impactar no sítio, então também tem a restrição. Caso o morador descumpra e faça intervenção, será responsabilizado judicialmente”, disse a arquiteta.

Apesar de ter caráter provisório, os proprietários de imóveis da área serão comunicados e podem pedir a impugnação, que será avaliado pelo conselho de cultura. Para se tornar definitivo, será feita uma minuta de resolução de tombamento, que depois é encaminhado à Procuradoria Geral do Estado e homologado pelo governador do Estado.

A professora de história Márcia Regina Rodrigues Ferreira sensibilizou os presentes dizendo que o momento é de unir forças para a realização de ações que fortaleçam a preservação do patrimônio histórico da cidade.

“Nós precisamos aproximar as pessoas do patrimônio. Estamos vivendo um momento fecundo – esse momento de tombamento do Sítio Histórico – e não podemos fazer disso um período de ruptura. Precisamos sensibilizar, tocar e fortalecer as pessoas da cidade, principalmente as crianças, para termos uma educação que preserve esse Sítio Histórico”, disse.

Estavam presentes a sociedade civil organizada, associação de moradores do Centro, membros dos conselhos Municipal e Estadual de Cultura, representantes da Prefeitura Municipal e, representando a Câmara de Santa Teresa, o vereador Prof. Geovani Prando, o assessor parlamentar do ver. Gregorio Venturim, Stefânio Serpa, e a chefe de gabinete desta Casa de Leis, Josiana Novelli, representando o presidente Bruno Araújo.

O Sec. de Turismo e Cultura, Marcelo Anacleto, e a profa. de história, Márcia Regina

Texto e fotos: Leonardo Meira

Data de Publicação: quinta-feira, 21 de março de 2019