A presente Moção de Congratulações tem por objetivo reconhecer e agradecer ao Frei José Wiliam Corrêa de Araújo, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, por sua notável contribuição à vida religiosa, social e espiritual do Município de Santa Teresa. Nascido em 20 de abril de 1964, na cidade de Muriaé, Minas Gerais, filho de José Ribeiro de Araújo e Neusa Corrêa de Araújo (in memoriam), Frei Wiliam é o segundo de quatro irmãos. Ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 1991, professando sua fé em 28 de janeiro de 1996, em Hidrolândia (GO), e sendo ordenado sacerdote em 13 de outubro de 2001, na Paróquia São Paulo de Muriaé.
Dotado de formação acadêmica sólida, é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com Especialização em Engenharia Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; bacharel em Ciências Teológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Mestre e Doutor em Teologia Sistemática e Pastoral pela PUC-RJ, com bolsa de pesquisa na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (Itália). Atuou como professor de Teologia Moral e Liturgia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis e na Faculdade São Bento, do Rio de Janeiro, além de ser autor de diversos artigos em revistas especializadas, bem como de importantes obras acadêmicas, incluindo sua tese de mestrado “Exigências Éticas de uma Corresponsabilidade com a Criação - Uma proposta de Ética Ecológica” e sua tese de doutorado “A noção de Consciência Moral em Bernard Häring e a sua atual contribuição para a crise de valores”.
No exercício de sua vocação pastoral, Frei Wiliam desempenhou relevantes funções nas paróquias de Nossa Senhora Aparecida (Petrópolis), Santo Antônio (Teresópolis), São Sebastião (Rio de Janeiro), Santo Cristo dos Milagres (Niterói) e Santa Clara (Viana). Em 15 de outubro de 2019, assumiu a missão de pároco da Paróquia de Santa Teresa D’Ávila e diretor da ESFA (Santa Teresa e Ibiraçu), permanecendo à frente da escola até março de 2024. Na paróquia, conduziu seu ministério com simplicidade franciscana, zelo pastoral e dedicação ao bem-estar espiritual da comunidade, sempre atento às necessidades das famílias e ao fortalecimento das pastorais e movimentos.
Destaca-se, ainda, sua atuação firme e sensível durante períodos desafiadores, especialmente durante a pandemia da Covid-19, quando demonstrou criatividade e empenho para manter a vida paroquial ativa, preservando a comunhão e a esperança dos fiéis. Seu exemplo de proximidade com o povo, dedicação e fraternidade deixou um legado duradouro na comunidade de Santa Teresa.
Por todos esses méritos, a Câmara Municipal de Santa Teresa manifesta sua homenagem e reconhecimento ao Frei José Wiliam Corrêa de Araújo, expressando profunda gratidão por sua relevante contribuição à vida religiosa, social e espiritual do nosso município, legado que permanecerá vivo na memória e no coração de todos os que tiveram a oportunidade de conviver e compartilhar de seu serviço pastoral.
Professor Giovane Prando (PSDB)
Dequinha (PSB)
Douglas Lacerda (PODEMOS)
Edimar Dantas (PODEMOS)
Enfermeiro Gilmar (MDB)
Capitão Geraldo (PL)
João Carlini (PSDB)
Bebeto Netto (PSD)
Sandrão (PSDB)
Vanildo Sancio (MDB)
Vereadora Sarita (UNIÃO BRASIL)