Abertura oficial do 1° Fórum Municipal para Sustentabilidade aconteceu na manhã desta terça (5)

Nelson Friedrich e o professor de biologia Valter Có

 

  Teve abertura na manhã desta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o 1° Fórum Municipal para Sustentabilidade no auditório do Senac, em Santa Teresa.

 

  Participaram da mesa o prefeito Gilson Amaro; o vice-prefeito, Cesar Simonassi; o promotor da cidade Devair Pereira; o secretário de Meio Ambiente Santo Pereira Melo; os vereadores   Delosmar Romagnha, Nivaldo Lepaus e Giovane Prando; e uma das organizadoras do evento, Leni Cruz Mota.

  Em seguida alunos de escolas do município fizeram uma apresentação musical e o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da ITAIPU Binacional, Nelton Miguel Friedrich (foto), fez sua         palestra sobre o percepções e qualidade de vida mostrando os caminhos para uma cidade sustentável. Nelson também é coordenador do premiado Programa Cultivando Água Boa que atua   por meio de ações/projetos de responsabilidade socioambiental, objetivando a correção de passivos ambientais e ações preventivas na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná.

  Com o tema “Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade”, o Fórum tem apoio da Câmara Municipal e continua na tarde desta terça e durante todo o dia desta quarta (6) com palestras     sobre o Plano de Saneamento Básico, preservação da natureza e educação ambiental. Também haverá lançamento de projetos sobre educação ambiental municipal e a entrega do prêmio do   1° Concurso de Fotografia Belezas de Santa Teresa (a imagem vencedora vai virar cartão postal da cidade). 

 O evento pretende discorrer sobre formas mais concretas de viabilizar uma agenda completa de sustentabilidade urbana, para que as cidades se desenvolvam de forma econômica, social e   ambientalmente sustentável.

  Hoje, ao final do ciclo de palestras será assinado um termo de adesão ao Programa Cidades Sustentáveis, da ONU, e leitura do decreto que cria a Comissão Municipal para os Objetivos de     Desenvolvimento Sustentável.

 O Fórum está sendo realizado no Senac de Santa Teresa e durante o evento não foram distribuídos copos descartáveis, como forma de conscientizar as pessoas presentes.

 

 

 

 

I FÓRUM MUNICIPAL PARA SUSTENTABILIDADE

 

 13h às 14h - Palestra

Boas Práticas do Programa “Cultivando Água Boa”: Aprendendo para Mudar e Multiplicar (Nelton Miguel Friedrich - ITAIPU BINACIONAL)

 

14h às 15h - Palestra

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o Programa Cidades Sustentáveis (João Paulo Angeli - PARLAMENTO DAS ÁGUAS / Nelton Miguel Friedrich - ITAIPU BINACIONAL)

 

15h às 15h30min – Relatos de Experiências Inclusivas

Associação Pestalozzi de Santa Teresa             

 

15h30min às 16h – Solenidade

Assinatura do Termo de Adesão ao Programa Cidades Sustentáveis - ONU e leitura do Decreto que cria a Comissão Municipal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Prefeito Municipal

 

 

 

Dia 06 – Quarta-feira

 

8h30min às 9h30min - Palestra

Plano de Saneamento Básico: Construindo Qualidade de Vida (Priscila Maria Pizziolo da Motta - PMST e Jamil Guilherme Nascimento Junior - CESAN)

 

9h30min às 11h - Palestra

Educação Ambiental, Crítica e Emancipatória: Quebrando Paradigmas e Construindo Novas Perspectivas (João Paulo Angeli - PARLAMENTO DAS ÁGUAS)

 

11h às 12h30min: Almoço

 

12h30min às 13h30min - Palestra

Coleta Seletiva: Reciclar, Reduzir e Reaproveitar - (Paola Afonsa Vieira Lo Mônaco - IFES)

 

13h30min às 14h30min - Palestra

A Importância da Natureza Como Promotora de Qualidade de Vida e da Identidade de Santa Teresa (Walter Luiz Oliveira Có – ESFA)

 

14h30min às 14h45min - Homenagem

Proprietários das Reservas Particulares de Preservação Natural – RPPNs de Santa Teresa

 

14h45min às 15h20min - Lançamento de Projeto

Educação Ambiental Municipal (Robson Zanoni)

 

15h20min - Premiação

1º Concurso de Fotografia (Belezas de Santa Teresa – Cartão Postal 2018)

 

                Durante o evento NÃO serão disponibilizados copos plásticos.

                    LEVE SEU COPO / CANECA

 

Data de Publicação: terça-feira, 05 de junho de 2018