Câmara de Santa Teresa sedia homenagem ao Dia da Poetisa Capixaba realizado pela Aleast
domingo, 19 de março de 2023

Na última quinta-feira (16), a Câmara Municipal de Santa Teresa abriu suas portas para sediar um evento de homenagem ao Dia da Poetisa Capixaba, promovido pela Academia de Letras e Artes de Santa Teresa (Aleast). A programação contou com apresentações musicais, declamações de poemas e a entrega de homenagens a importantes personalidades da literatura local. O evento foi conduzido pela mestre de cerimônias Lilian Loriato e coordenado pelo apoio da produtora Além do Horizonte. Além da Câmara Municipal outro parceiro do evento foi a Prefeitura Municiapl de Santa Teresa.

Para abrir a cerimônia, a poetisa Ester Castro declamou um poema em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. Em seguida, o coral do Círcolo Trentino fez uma bela apresentação musical.

A presidente da Aleast, Jurema Tonini dos Santos, foi convidada para fazer um discurso de abertura. Em seguida, a vice-presidente da academia, professora Gerusa Loss, prestou uma homenagem aos dedicados membros fundadores Rogerio Dalmonech, Leni Cruz Motta e Maria Cleusa Fardim Magalhães.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Teresa, Bruno Araújo, também teve a oportunidade de se pronunciar durante o evento, ressaltando a importância da literatura para a cultura local.

O prefeito municipal de Santa Teresa, Kleber Medici, também fez uma breve fala, destacando a relevância do evento para a cidade e parabenizando os homenageados.

Além disso, o evento também contou com a presença do representante do deputado Dary Pagung, bem como a presença do Deputado Federal Evair de Melo. Durante a cerimônia, foram homenageadas quatro importantes poetisas capixabas: Edith Angeli, Elisa Lucianda, Valsema Rodrigues e Eliana Zandonade. Cada uma delas teve a oportunidade de declamar um poema de sua autoria, exceto a poetisa Elisa Lucinda, que teve sua participação representada, e recebeu uma homenagem especial das mãos de autoridades locais.

O evento foi um sucesso e serviu para ressaltar a importância da literatura capixaba e de seus talentosos artistas. A Câmara Municipal de Santa Teresa têm se mostrado, por sua vez, um espaço acolhedor para eventos culturais, bem como para receber os teresenses.

Clique aqui para acessar o album de fotos do evento.