POSTO DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL EM SANTA TERESA
Local: Câmara Municipal de Santa Teresa/ES
Endereço: Rua Darly Nerty Vervloet, n 434, Centro
Telefone.: (27) 3198-8204 (priorizando o atendimento presencial)
ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Segundas, Quartas, Quintas e Sextas
8:00h às 10:30h e de 12:30h às 15:00h
Terças
12:00h às 17:00h
No estado do Espírito Santo, o Instituto de Identificação da Polícia Científica é o responsável pela emissão do novo modelo de Identidade a Carteira de Identidade Nacional, a qual adota o número do Cadastro de Pessoa Física - CPF como registro geral federal e não mais o antigo número do RG estadual.
O cidadão brasileiro, nato ou naturalizado, deve comparecer pessoalmente ao Posto de Identificação Civil de Santa Teresa, portando o seguinte:
1 - DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
1.1 - CPF em situação REGULAR. Para consultar a situação cadastral, acesse o site no link:
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp
1.2 - Certidão, conforme o estado civil:
1.2.1 - SOLTEIRO a "Certidão de Nascimento";
1.2.2 - CASADO a "Certidão de Casamento";
1.2.3 - SEPARADOS, DIVORCIADOS, OU VIÚVOS a "Certidão de Casamento com o respectivo registro de averbação".
Obs.: A certidão deve ser original ou cópia autenticada em tamanho normal (não reduzida), estando em condições que os dados necessários sejam indubitavelmente identificados, ou seja, não pode estar danificada, rasurada e/ou ilegível (informações apagadas), contendo, entre outros, o registro do município, estado e data de nascimento.
1.3 - Comprovante de Endereço: emitido há, no máximo, 60 dias, em nome do próprio cidadão requerente, de seus pais ou avós, ou ainda, contrato de aluguel.
1.4 - 1 (uma) Foto 3 x 4 recente, fundo branco, trajando roupa preferencialmente de cor escura, estando a imagem fiel às características que a pessoa apresenta na data da solicitação do documento de identidade.
1.5 - Documentos Opcionais e Condição Especial de Saúde - poderão ser inseridos, mediante apresentação em meio físico (impresso) e a critério do cidadão requerente: a CTPS (Carteira de Trabalho), NIS/PIS/PASEP, CNH, CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE (CARTÃO DO SUS), TÍTULO DE ELEITOR, CERTIFICADO MILITAR, REGISTRO PROFISSIONAL, TIPAGEM SANGUÍNEA E FATOR RH (com a assinatura do bioquímico responsável), CONDIÇÕES ESPECIAIS DE SAÚDE (contendo CID), todos respeitando as normas legais referentes a cada caso.
2 - INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
2.1 - Caso seja necessária, para comprovação de endereço, a apresentação de Declaração de Residência poderá ser obtida pelo requerente, acessando o link:
DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA em DOC
DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA em PDF
DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA (Imagem)
2.2 - Para comprovação de inscrição no CPF, imprimir o comprovante acessando o link:
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp
2.3 - O prazo para entrega da Carteira de Identidade Nacional é de 45 dias úteis, podendo sofrer alteração, a depender de procedimentos internos e análises periciais eventualmente aplicados ao fluxo da emissão do referido documento.
2.4 - Localização de Postos de Identificação Civil e Cartórios onde pode ser solicitada a emissão da Carteira de Identidade Nacional no estado do Espírito Santo, acesso o link:
LOCALIZAÇÃO DE POSTOS E CARTÓRIOS - CIN
2.5 - Acompanhe o andamento do pedido de emissão da Carteira de Identidade Nacional, inserindo nº do CPF ou do PROTOCOLO, no link:
https://cin-pci.sesp.es.gov.br/Vsoft.iDSPS.Agendamento/Atendimento
Fonte: Site da PCI - Polícia Científica no Estado do Espírito Santo, acessado em 22/05/2024 às 08:36 hs.
Última modificação desta página em 22/05/2024.