CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA TERESA - ES

Em nota, Câmara Municipal de Santa Teresa se pronuncia em relação ao desmatamento na Penha em Santa Teresa

Diante do desmatamento ocorrido na Penha, que resultou na destruição de 1,2 hectares de mata nativa ciliar do rio Timbuí, autorizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), mas sem o devido consentimento do município.

A Câmara Municipal de Santa Teresa emite a seguinte nota:


A Câmara Municipal de Santa Teresa, por meio do presidente, vereador Bruno Araújo (PP), vem a público manifestar sua preocupação e indignação em relação ao recente desmatamento ocorrido na Penha, que resultou na destruição de 1,2 hectares de mata nativa ciliar do rio Timbuí. Apesar da autorização emitida pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), consideramos que tal ação desrespeitou o direito do município de decidir sobre seu próprio território, uma vez que o licenciamento ambiental é uma atribuição autônoma de nossa cidade.


A Câmara Municipal de Santa Teresa apurou ainda que, o Conselho Municipal de Meio Ambiente, responsável pelas liberações de intervenções no município, não foi informado previamente sobre o ocorrido, o que demonstra uma falha grave no processo uma vez que se faz extrema importância a comunicação entre os órgãos ainda que sejam de poderes distintos. Diante disso, solicitaremos esclarecimentos ao Idaf sobre a emissão do laudo, a fim de investigar possíveis vícios e verificar se essa falha é sanável ou não.

Além disso, A Câmara Municipal de Santa Teresa não medirá esforços para dar todo o apoio necessário ao Conselho de Meio Ambiente de Santa Teresa que, por sua vez, pedirá ao Ministério Público o embargo da área, para evitar que qualquer construção seja realizada no local até que sejam apurados os culpados por esse crime ambiental. É fundamental que todas as responsabilidades sejam apuradas e que os responsáveis sejam punidos de acordo com a gravidade do ocorrido.

“A Câmara Municipal de Santa Teresa reafirma seu compromisso em fiscalizar as leis vigentes do município, bem como o seu cumprimento por qualquer órgão que seja, a fim de garantir a proteção do meio ambiente e o cumprimento das normas que visam preservar nossos recursos naturais. Continuaremos atentos e atuantes para assegurar que situações como essa não se repitam, e trabalharemos em conjunto com os órgãos competentes para buscar a devida reparação e o exemplo necessário diante desse lamentável episódio”, afirma o presidente da Câmara Vereador Bruno Araújo.

Reforçamos a importância da conscientização sobre a necessidade de preservar e proteger nossas matas ciliares, que possuem a maior proteção legal como Áreas de Preservação Permanente (APPs). A ação de desmatamento realizada foi um disparate, e exigimos que medidas severas sejam adotadas, como o embargo da área, aplicação de multas significativas, reflorestamento do local e até mesmo a desapropriação, a fim de que sejam estabelecidos precedentes e sejam coibidos atos semelhantes no futuro.

A Câmara Municipal de Santa Teresa se coloca à disposição da comunidade para acompanhar de perto as investigações e tomar as medidas necessárias para garantir que o respeito ao meio ambiente e à legislação ambiental sejam preservados em nosso município.


 

Santa Teresa, 07 de julho de 2023

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação CMST
Elan Costa
Jornalista 3512/ES
(28) 9 9963-5119
[email protected]

Data de Publicação: sexta-feira, 07 de julho de 2023

LEIA MAIS...

Site do TJES destaca homenagem do presidente da Câmara de Santa Teresa ao Corregedor Geral da Justiça Carlos Simões Fonseca
AVISO DE DISPENSA ELETRÔNICA Nº 001/2023 - SERVIÇOS DE GRAVAÇÃO E TRANSMISSÃO AO VIVO DE ÁUDIO E VÍDEO DAS SESSÕES ITINERANTES
Sessão Itinerante da Câmara de Santa Teresa foi um sucesso de público e audiência
ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Rua Darly Nerty Vervloet, n° 434 – Centro
Santa Teresa – ES


Telefone(s): (27) 3259-1474
E-mail: [email protected]

'Atendimento ao Público:
Segunda a Sexta - 8h às 11h e 12h30 às 15h30
Terça-feira das 12h às 18h


Horário das Sessões Plenárias:
18 horas (Calendário)