Participe do 9º Caminho do Imigrante

Já estão abertas as inscrições para o 9º Caminho do Imigrante. O evento, que acontece no dia 1º de maio, tem início na cidade de Santa Leopoldina e a chegada no Centro de Eventos de Santa Teresa.

O projeto foi idealizado em 2004 pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees) e, atualmente, é realizado pelas prefeituras de Santa Teresa e Santa Leopoldina. São 30 quilômetros de caminhada entre os dois municípios em meio a paisagens formadas por matas, rios e cachoeiras.

As inscrições podem ser feitas no site: www.caminhodoimigrante.es.gov.br.

Percurso

O percurso inicia-se na praça no Centro de Santa Leopoldina, às margens do Rio Santa Maria da Vitória, no antigo porto onde desembarcaram mais de 12 mil imigrantes de diversas nacionalidades, que ali chegaram para colonizar a região. O término, previsto entre as 14 e 17 horas, será no Centro de Eventos da cidade de Santa Teresa.

História

O “Caminho do Imigrante” segue a estrada Bernardino Monteiro 080, inaugurada em 1919, e que foi a primeira do Estado para o trânsito de veículos. Ela foi construída obedecendo ao traçado da antiga trilha aberta pelos imigrantes italianos que colonizaram a região de Santa Teresa, ainda em 1874.

Para a definição do trajeto foram consideradas as descrições contidas nos documentos históricos do Arquivo Público, de livros clássicos sobre o assunto, como: “Karina”, de Virginia Tamanini, e “Canaã”, de Graça Aranha, que registraram em suas obras, referências importantes desse percurso, muito trilhado por seus personagens.

Informações do site do Governo do Estado

Data de Publicação: quarta-feira, 11 de abril de 2012

Endereço:

'Atendimento ao Público:
Segunda a Sexta - 8h às 11h e 12h30 às 15h30
Terça-feira das 12h às 18h

Horário das Sessões Plenárias:
18 horas (Calendário)